ENTENDENDO DIREITO 31- PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA

PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA

 

Autoria de Lucas Braz de Oliveira, acadêmico do curso de Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Membro da Liga Acadêmica de Acessibilidade ao Direito (LAAD)

 

   O princípio do contraditório e da ampla defesa estão previamente estabelecidos no art. 5º, inciso LV, da Constituição Federal:

 Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

  LV: Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; 

  O Princípio do Contraditório estabelece que as partes do processo têm o direito de tomar conhecimento de alegações contrárias a estas, e também o direito de expor a sua versão, garantindo ao cidadão o direito de participação em processos. É o direito de poder de participação nas audiências e o poder de influência de sua fala. E, o Princípio da Ampla Defesa se trata do direito do cidadão de se defender perante juízo, apresentando argumentos e recursos, de maneira que possa sustentar a sua verdade. Na ampla defesa, é expresso também o direito do interessado a uma defesa técnica. Resumidamente, é o direito de usar todos os meios de defesa possíveis em juízo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. 

 

Facebook Comments Box
Compartilhe nosso conteúdo

Deixe comentário

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO "SONHOS EM TEMPOS DE CRISE- EFEITOS PSICOLÓGICOS, JURÍDICOS E ECONÔMICOS DA PANDEMIA"

O evento idealiza falar sobre efeitos da pandemia, e como manter a chama dos sonhos acesa, mediante tantas situações complexas causadas pelo Coronavirus,e será realizado em 3 painéis diferentes, e assim, o evento abrangerá questões econômicas, da saúde, e jurídicas, com profissionais multidisciplinares e de diferentes áreas. Sendo que a organização do evento é da LAAD, com parceria da LASMENT, Liga e LAEDE.

https://www.laad.com.br/2020/05/30/inscricoes-para-o-evento-sonhos-em-tempos-de-crise-efeitos-da-pandemia-e-recuperacao/