A Liga
A LIGA
As Ligas Acadêmicas são movimentos estudantis que surgiram nas universidades brasileiras no início do século XX, especialmente nos cursos da área da saúde. São associações civis científicas criadas e organizadas por discentes com o objetivo de promover um aprofundamento teórico e prático de uma temática específica.
A Liga Acadêmica de Acessibilidade ao Direito (LAAD), fundada em 20 de novembro de 2018, é uma associação civil, sem fins lucrativos, apartidária, laica, de duração ilimitada, reconhecida e vinculada a Escola de Direito e Relações Internacionais (EDRI) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), sendo não só a primeira Liga Acadêmica de Direito da referida instituição, como também a primeira Liga do Campus V da PUC Goiás.
A LAAD possui como objeto de estudo Direitos e Garantias Fundamentais, e Direitos Humanos. E, é com esse objeto que busca propiciar que os alunos possam assumir uma atitude proativa frente a vivência universitária, a fim de que essa vivência não seja monótona e cansativa. Também objetiva proporcionar um ampliamento e aprofundamento do conhecimento teórico e prático na área de Direitos e Garantias fundamentais, bem como de outras especialidades correlatas. Além disso, busca incentivar a pesquisa, contribuir na formação profissional, e disseminar todo o conhecimento angariado para a sociedade.
É uma Liga mista, ou seja, é direcionada não só aos acadêmicos do curso de Direito, como também para os acadêmicos de outros cursos, profissionais, graduados, e até pessoas da comunidade, pois acreditamos na necessidade da difusão de um conhecimento geral e amplo de normas fundamentais, bem como na promoção de um maior grau de eficácia e acessibilidade a um conteúdo que é o mais básico e fundamental no universo jurídico. Em virtude disso, a LAAD é composta pelo Professor Orientador, o responsável da LAAD perante a IES a qual a Liga se vincula, e por nove categorias diferentes de Membros.
Nós somos a LAAD, a Liga Acadêmica de Acessibilidade ao Direito, e nós acreditamos que o Direito pode ser mais justo, acessível e eficaz, e que a Justiça não é mera utopia, que ela pode ser sim uma realidade.
Entre em contato conosco, nós aceitamos ideias e estamos abertos ao debate.