ENTENDENDO DIREITO 72 – Um Olhar sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

UM OLHAR SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autoria de Érikha de Souza Malta

RESUMO

Este artigo aborda os direitos das pessoas com deficiência – PcD, discorrendo sobre a legislação brasileira em relação aos direitos de inclusão e de igualdade. A abordagem é qualitativa, o método é hipotético-dedutivo e a técnica de pesquisa é bibliográfica e documental. O roteiro da pesquisa inicia abordando o conceito de PcD; traz as diversas leis e tratados internacionais que versam sobre as garantias aos direitos fundamentais; e, por fim, destaca que houve uma evolução em benefício das Pessoas com Deficiência. Concluiu-se que as pessoas com deficiência têm respaldo legal para acessar uma educação inclusiva, mercado de trabalho e espaços públicos. Todavia, é fundamental políticas públicas para efetivar tais direitos, afinal, ainda existem inúmeras desigualdades e violações aos direitos das pessoas com deficiência.

 

Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Legislação. Direito. Inclusão.

 

INTRODUÇÃO

A relevância do debate sobre os direitos das pessoas com deficiência é imensa, inclusive no aspecto jurídico, pois este permeia e garante as políticas públicas de inclusão, respeito e acessibilidade.

A Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) – Estatuto da Pessoa com Deficiência – define pessoa com deficiência da seguinte forma:

Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (Brasil, 2015).

É errôneo utilizar o termo deficiente, pessoa portadora de deficiência, portador de necessidades especiais ou qualquer outra nomenclatura nesse sentido, pois, a deficiência é uma condição de existência da pessoa, ou seja, a pessoa não porta a deficiência.

Nesse sentido, o Modelo Social da Deficiência em contraste com o modelo médico, enfatiza que a deficiência não é uma condição intrínseca da pessoa, mas é criada pela sociedade devido à falta de acessibilidade, atitudes discriminatórias e barreiras sociais (Oliver, 1998).

LEGISLAÇÕES ACERCA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

De início, cabe pontuar que existe a Resolução do CNJ 230/2016, que orienta a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário, no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência.

Para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista existem avanços como:

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Ciptea: Lei nº 13.977, de 2020 (Lei Romeo Mion);
  • Critérios e requisitos para avaliação das pessoas com deficiência ou pessoas com transtorno do espectro autista para fins de concessão de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI: Decreto nº 11.063, de 2022;
  • Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei Berenice Piana): Lei nº 12.764, de 2012 e Decreto nº 8.368, de 2014;
  • Cordão de fita com desenhos de girassóis: Lei nº 14.624, de 2023 (art. 2º-A da LBI). Utilizado como um recurso de sinalização visual para promover a acessibilidade e inclusão.

O Direito Internacional Público também assegura a proteção integral das Pessoas com Deficiência. Assim sendo, existe:

  • A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas com Deficiência: Decreto nº 3.956, de 2001;
  • A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto nº 6.949, de 2009;
  • O Tratado de Marraqueche, acesso a obras publicadas às pessoas com deficiência visual em versão impressa: Decreto nº 9.522, de 2018.

Já no que concerne aos direitos das pessoas com deficiência auditiva há:

Também existem outras leis que auxiliam na efetivação dos direitos das PcDs:

Todas essas leis são imprescindíveis para efetivar o artigo 5o da Constituição Federal de 1988, afinal, as pessoas com deficiência têm o direito à assistência médica, educação inclusiva e de qualidade, acesso aos locais públicos e inserção no mercado de trabalho. A Teoria dos Direitos Humanos enfatiza que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos que todas as outras pessoas e que é responsabilidade da sociedade e do Estado garantir a igualdade de oportunidades e tratamento justo.

Especificamente no Brasil, há diversos avanços históricos para efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, estes se concretizaram a partir das legislações, tratados internacionais, avanço da tecnologia, bem como, da mudança social e conscientização.

Exemplos de mudanças pertinentes são reformas de pisos táteis nas ruas para pessoas cegas, implementação de políticas de inclusão em empresas e faculdades, garantindo que pessoas com deficiências tenham acesso a oportunidades de emprego.

Há também as cotas nas universidades públicas do país que propiciam a inclusão e o acesso à educação superior, o que é fundamental na construção de uma jornada acadêmica e profissional, principalmente para pessoas com deficiência em estado de vulnerabilidade social. Além disso, a interpretação em linguagem de sinais em instituições públicas, eventos e empresas é outra medida importante para garantir a inclusão.

Embora haja progresso, persistem inúmeros desafios a serem superados para garantir a igualdade de oportunidades e o pleno respeito às pessoas com deficiência, afinal, a positivação dos direitos é a base das garantias fundamentais, mas a efetivação – na prática – é inegociável.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Constituição Federal Brasileira, 1988. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /constituição /constituição.htm>. Acesso em: 5 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 5 abr. 2024.

Câmara dos Deputados. Leis sobre os direitos das pessoas com deficiência. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/gestao-na-camara-dos- deputados/responsabilidade-social-e-ambiental/acessibilidade/legislacao-2/leis-sobre-os-direitos- das-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 5 abr. 2024.

iigual. História das pessoas com deficiência. Publicado em: 27 abr. 2021. Disponível em: https://iigual.com.br/blog/historia-pcd/. Acesso em: 5 abr. 2024.

MORAGAS, Vicente Junqueira. Qual é a definição de pessoa com deficiência? In: Sementes da Inclusão. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, 2022. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-da-inclusao/qual-e-a-definicao-de- pessoa-com- deficiencia#:~:text=Pessoa%20com%20defici%C3%AAncia%20%C3%A9%20aquela,condi%C3% A7%C3%B5es%20com%20as%20demais%20pessoas. Acesso em: 5 abr. 2024.

OLIVER M, Barnes C. Disabled People and Social Policy: from exclusion to inclusion.

London: Longman; 1998.

Politize. História dos direitos das pessoas com deficiência. 29 set. 2021. Disponível em: https://www.politize.com.br/equidade/historia-dos-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em: 5 abr. 2024.

Politize. Inclusão social das pessoas com deficiência. 06 out. 2021. Disponível em: https://www.politize.com.br/equidade/inclusao-social-das-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em: 5 abr. 2024.

Facebook Comments Box
Compartilhe nosso conteúdo

Deixe comentário

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO "SONHOS EM TEMPOS DE CRISE- EFEITOS PSICOLÓGICOS, JURÍDICOS E ECONÔMICOS DA PANDEMIA"

O evento idealiza falar sobre efeitos da pandemia, e como manter a chama dos sonhos acesa, mediante tantas situações complexas causadas pelo Coronavirus,e será realizado em 3 painéis diferentes, e assim, o evento abrangerá questões econômicas, da saúde, e jurídicas, com profissionais multidisciplinares e de diferentes áreas. Sendo que a organização do evento é da LAAD, com parceria da LASMENT, Liga e LAEDE.

https://www.laad.com.br/2020/05/30/inscricoes-para-o-evento-sonhos-em-tempos-de-crise-efeitos-da-pandemia-e-recuperacao/