LAAD REALIZA EVENTO SOBRE A PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA LINGUAGEM
LAAD REALIZA EVENTO SOBRE A PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA LINGUAGEM
Por Gabriel Rodrigues Dourado
“As sociedades sempre foram moldadas mais pela natureza dos meios que os homens usam para comunicar-se que pelo conteúdo da comunicação.”
Com a frase do filosofo e educador canadense Marshall McLuhan é que começou a mesa de debate da Liga Acadêmica de Acessibilidade ao Direito (LAAD) sobre a importância da linguagem e da oratória para o desenvolvimento humano. Realizada no dia 07 de junho de 2021, a mesa de debate tratou de uma aula aberta da Oficina de Linguagem Jurídica da LAAD que trouxe uma discussão em torno da promoção da acessibilidade para linguagem jurídica e a importância de uma oratória e escrita clara para haver diferença em um tribunal, petição e até na comunicação com um cliente.
Para debater, a LAAD contou com a presença da Doutora Sara de Castro Candido (Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC Goiás e Especialista em Docência Universitária pela UEG) e do Doutor Vitor Fernando (Doutorando em Literatura, Letras e Linguística pela UFG, Pós Graduado em Docência Superior pela Faculdade Lions e Mestre em Letras, Literatura e Crítica Literária pela PUC Goiás).
Os dois trouxeram um debate incrível sobre como o direito em si com seus diversos termos coloquiais e científicos torna-se um ambiente com uma linguagem de extrema dificuldade de entendimento para quem não é do meio e até mesmo para quem é, exemplificaram com “Quem nunca ficou horas lendo uma sentença na qual o juiz utilizou expressões mais requintadas? Ou quem nunca foi procurar o significado daquele termo em latim utilizado em um artigo?”.
Comentaram que o direito é uma ciência mutável que deve acompanhar a sociedade e suas mudanças, e se nossa comunicação não acompanhar essas evoluções de nada adiantará termos processos digitais e audiências online, pois a população que atendemos não entenderá o que estaremos falando.
Assim, finalizaram o debate explicando que a aplicação de uma linguagem clara e acessível aos diversos assuntos que permeiam o direito é imprescindível.
Aos participantes, os certificados de ouvintes já foram emitidos e enviados no e-mail cadastrado no ato de inscrição. Os certificados estão disponíveis no site também.
E, se você não pôde acompanhar o evento ao vivo, ele está disponível no YouTube, basta clicar aqui!