LAAD REALIZA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE, ÓRGÃOS E TECIDOS NO BRASIL

LAAD REALIZA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE, ÓRGÃOS E TECIDOS NO BRASIL

Por Gabriel César Mendanha Perillo Cruz

No dia 28 de setembro de 2022, quarta-feira, a Liga Acadêmica de Acessibilidade ao Direito (LAAD) realizou, de forma virtual, mais um grupo de estudos.

Os Grupos de Estudos da LAAD é uma atividade obrigatória aos Membros Efetivos, os quais buscam, de forma leve e dinâmica, priorizar o debate e o compartilhamento de conhecimentos acerca de uma temática. Os Grupos de Estudos possibilitam a potencialização do aprendizado, a solução de dúvidas, e o aumento da motivação e produtividade nos estudos individuais.

O tema em pauta foi a doação de sangue, órgãos e tecidos no Brasil, e contou com a presença da Doutora Leila Marcia Pereira de Faria, Especialista em educação profissional na área de saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública FIOCRUZ, Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo–EERP/USP e Doutoranda pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, que proporcionou uma conversa dinâmica, explicativa e esclarecendo dúvidas sobre o tema.

O grupo de estudos iniciou às 19 horas pelo Google Meet e começou com uma introdução à Lei n. 9.434, que regula e direciona a atuação de doação de órgãos, realizada pelo SUS.

Logo depois, a doutora Leila mostrou alguns números, como por exemplo, a fila de transplantes no Brasil que é de 52.000 pessoas e em Goías de 1.600 pessoas, um único doador pode beneficiar 10 pessoas e a existência de defasagem em Goiás de equipes para captar pulmão e coração, pois 70% das famílias recusam a doação e a maioria não tem conhecimento sobre.

A Liga, como uma forma de incentivar o estudo sobre o tema para um maior conhecimento , não deixou de perguntar sobre algumas questões que levam a dúvida sobre a doação, como exemplo:

  • Doador de coração parado
  • Doador de morte encefálica pode doar seus órgãos?
  • Quando é necessário a autorização judicial?
  • Como é a entrevista com a família?
  • Como é a fila de espera?
  • É possível doar metade dos órgãos e quais?

Por fim, mais um grupo de estudos da LAAD foi realizado com sucesso e, para quem participou, com certeza se sentiu acolhido e esclareceram suas dúvidas. Agradecemos a doutora Leila pelo tempo e disponibilidade por participar aceitando o convite da LAAD, esperamos que volte em breve.

 

Grupo de Estudos – 28.09.2022

 

 

Facebook Comments Box
Compartilhe nosso conteúdo

Deixe comentário

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO "SONHOS EM TEMPOS DE CRISE- EFEITOS PSICOLÓGICOS, JURÍDICOS E ECONÔMICOS DA PANDEMIA"

O evento idealiza falar sobre efeitos da pandemia, e como manter a chama dos sonhos acesa, mediante tantas situações complexas causadas pelo Coronavirus,e será realizado em 3 painéis diferentes, e assim, o evento abrangerá questões econômicas, da saúde, e jurídicas, com profissionais multidisciplinares e de diferentes áreas. Sendo que a organização do evento é da LAAD, com parceria da LASMENT, Liga e LAEDE.

https://www.laad.com.br/2020/05/30/inscricoes-para-o-evento-sonhos-em-tempos-de-crise-efeitos-da-pandemia-e-recuperacao/