LAAD REALIZA EVENTO DE COMEMORAÇÃO AOS DOIS ANOS DE EXISTÊNCIA DA LIGA

LAAD REALIZA EVENTO DE COMEMORAÇÃO AOS DOIS ANOS DE EXISTÊNCIA DA LIGA

Por Gabriel Rodrigues Dourado

Durante os dias 19, 20 e 21 de novembro de 2020, a Liga Acadêmica de Acessibilidade ao Direito (LAAD) reuniu diversos professores, alunos e profissionais do direito frente a diversas discussões de importantes e abrangentes temáticas que permeiam a vida e que vem transformando o direito e humanidade do século XXI no evento intitulado de “Pense local, aja global”.

No dia 19 de novembro de 2020 foi realizado o primeiro bloco sobre “Temas Quentes do Século XXI: Direito Digital e Governança da Internet, Mediação e Arbitragem, e Ativismo nas Redes Sociais”, o qual foi dividido em três painéis de discussão.

Em seu primeiro ato, a discussão girou em torno de um tema que vêm a cada segundo inserindo-se mais e mais em nosso cotidiano, o “Direito Digital e Governança da Internet”.

Com advento da criação da internet nos anos 1960, todo o planeta passou por mudanças. Com a evolução da tecnologia, a humanidade nunca esteve tão conectada. Desde as mais simples tarefas até os mais complexos procedimentos passaram a ser resolvidos com um clique.

E com direito não foi diferente, as relações jurídicas passaram por um “boom” evolutivo com informatização de procedimentos, mais autonomia em atos processuais, entre outros. A internet transformou a vida dos profissionais ligados ao direito, no entanto nem só de rosas vive a humanidade. Com a internet novos  crimes surgiram, leis tiveram que ser desenvolvidas, governos e sociedade tiveram que se adaptar e desenvolver sistemas para frear a atuação de web criminosos, e o direito na sua face de acompanhamento das mudanças na população criou um ramo próprio para lidar com essas questões o direito digital. E, esse primeiro painel buscou abordar tais transformações com os Doutores Gustavo Souza e Flávia Carvalho. 

Seguindo certa linearidade, o terceiro tema apresentado se liga totalmente com o primeiro painel. Com a inauguração da internet, vieram novas formas de relacionamento entre as pessoas. As redes sociais revolucionaram os modos de convivência entre humanos, permitindo o contato de pessoas em diferentes partes do mundo.

Com tal “proximidade”, nós passamos a ter um maior conhecimento de mazelas sociais, econômicas e ambientais que afligem a sociedade moderna, fato que contribui para o aumento dos números de pessoas, ongs e até mesmo órgãos governamentais que buscam promover mudanças sociais.

O ativismo crescente em nossa sociedade tornou-se evidente. Ora quem nunca não viu o tribunal do Twitter cobrar um posicionamento mais forte de autoridades, artistas e atletas, ou então um famoso do Instagram tendo que se posicionar ou se retratar após falas que de alguma maneira atacaram alguma parte da sociedade. Ficou claro que com a internet e as redes sociais, os ativistas tiveram um expressivo aumento. Este painel teve como palestrantes a Doutora Núbia Simão e a Doutora Millene Braga.

Não muito distante dos temas anteriores, o segundo painel retratou a mediação e a arbitragem, meios que surgiram como uma válvula de escape aos infinitos e demorados processos presentes no judiciário brasileiro e aos embates da sociedade. Com a utilização de ambos os meios, diversos processos passaram a ser resolvidos sem a necessidade de se passar por anos de escrivaninhas e gabinetes, contribuindo assim para uma maior celeridade judicial. 

O segundo painel, organizado em parceria com a Liga Acadêmica de Métodos Adequados para Solução de Conflitos (LAMASC) e com o Grupo de Direito Arbitral (GEDA), contou com a presença da Doutora Thaís Borges e do Doutor Leonardo Macedo.

Outrossim, esses importantes temas que foram abordados pela LAAD em belíssimas palestras, cumpriram o papel principal da Liga de levar, acessivelmente e de forma clara, o direito a todos, explicando até mesmo para aqueles sem conhecimento técnico na área.

No dia 20 de novembro de 2020, o tema tratado foi “Iniciativas Transformadoras: Startups, Terceiro Setor e, Sistemas de Educação e Direito de Conhecimento”, e novamente foi dividido em três painéis de discussão.

O primeiro painel falou sobre “Startups: empreendedorismo e advocacia” com o Doutor Matheus Andrade, o segundo painel tratou sobre “Terceiro Setor” com a Doutora Pamôra Mariz Silva de Figueiredo e a Doutora Paula Ramos Nora de Santis , e o último painel versou sobre “Sistema de Educação e Direito de Conhecimento” com o Doutor Genis Frederico Schmaltz Neto e a Mestre Fátima Regina Almeida de Freitas.

Já no dia 21 de novembro de 2020 ocorreu uma reunião internacional em parceria com o projeto “Global Voices Talks” visando promover palestras em inglês para compartilhar com a comunidade global vivências, histórias, conhecimentos culturais, problemas econômicos e sociais, suscitando assim o pensamento sobre realidades locais. 

Todos os interessados em compartilhar vivências se inscreveram e tiver uma oportunidade de fala na atividade, que simulou um encontro da ONU. 

Aos participantes, os certificados de ouvintes já foram emitidos e enviados no e-mail cadastrado no ato de inscrição. Os certificados estão disponíveis no site também. 

E, se você não pôde acompanhar o evento ao vivo, ele está disponível no YouTube, basta clicar aqui!

Facebook Comments Box
Compartilhe nosso conteúdo

Deixe comentário

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO "SONHOS EM TEMPOS DE CRISE- EFEITOS PSICOLÓGICOS, JURÍDICOS E ECONÔMICOS DA PANDEMIA"

O evento idealiza falar sobre efeitos da pandemia, e como manter a chama dos sonhos acesa, mediante tantas situações complexas causadas pelo Coronavirus,e será realizado em 3 painéis diferentes, e assim, o evento abrangerá questões econômicas, da saúde, e jurídicas, com profissionais multidisciplinares e de diferentes áreas. Sendo que a organização do evento é da LAAD, com parceria da LASMENT, Liga e LAEDE.

https://www.laad.com.br/2020/05/30/inscricoes-para-o-evento-sonhos-em-tempos-de-crise-efeitos-da-pandemia-e-recuperacao/