LAAD REALIZA SUA 6ª AULA INAUGURAL SOBRE O CASO MÖISE
LAAD REALIZA SUA 6ª AULA INAUGURAL SOBRE O CASO MÖISE
Por Isabella Portes Presser
O tema escolhido para a 6° Aula Inaugural da LAAD é um tema que percorre a atualidade e prontifica situações políticas do mundo inteiro, qual seja a proteção constitucional dos vulneráveis. Desta forma, no dia 24 de fevereiro de 2022, no canal da LAAD no Youtube, foi debatido “O Caso Möise: A proteção dos vulneráveis e o princípio do contramajoritário”.
Os palestrantes convidados foram o Dr. Rodrigo Ribeiro (Delegado de polícia civil do estado de Ceará, Especialista em direito penal e processo penal e Autor de inúmeras obras jurídicas), o Dr. Ledervan Vieia Cazé (Inspetor de polícia do estado do Ceará, Pós graduado em cidadania e direitos humanos, Pós doutorado em ciência política e Doutorando em sociologia pela Universidade Estadual do Ceará), a Dra. Jessica Nogueira (Advogada e Analista internacional, com NBE em agronegócio, Pós graduada em direito agrário e agronegócio, e Diretora da comissão de direto agrário da OAB Goiás) e a Dr. Carolina Hissa (Doutoranda em direitos humanos pela UFG, Mestre em direito constitucional, Advogada e Consultora para imigrantes).
A conversa elaborou perspectivas sobre a realidade da imigração no país, desigualdade social e o permeio do racismo, visto que “o brasileiro não se admite racista, mas não tem a menor cerimônia em praticar racismo” – conforme alerta de um dos palestrantes.
Para entender um pouco sobre a questão do racismo estrutural, os palestrantes se debruçaram sobre o caso Moise, o qual ocorreu no Rio de Janeiro no dia 24 de janeiro de 2022 com um imigrante congolês que, depois de cobrar uma dívida dos seus patrões, foi violentamente assassinado por meio de inúmeros golpes desferidos durante 15 minutos. A violência aconteceu em via pública e não houve nenhuma interferência daqueles que observavam.
A palestra foi educativa, informativa, realista e inflou em todos os ouvintes a se questionar sobre suas realidades e a realidade do outro ao seu redor. Os palestrantes prezaram em ressaltar a necessidade de acesso e conhecimento aos mecanismos de proteção dos direitos fundamentais, para saber como proceder em cada situação pessoal e coletiva. E, além de alertar, forneceu maneiras de combater a essa estrutura de preconceitos de cor e imigração. Deve-se enxergar que a sociedade brasileira é institucionalizada de forma diversa e a aplicação de equidade deve ser posta em pratica.
Aos ouvintes, os certificados já foram emitidos, enviados no e-mail registrado no ato de inscrição e postados no iste da LAAD.
Este evento está disponível no canal da LAAD no YouTube e pode ser acessado clicando aqui!