LAAD REALIZA SUA 4ª AULA INAUGURAL
LAAD REALIZA SUA 4ª AULA INAUGURAL
Por Gabriel Rodrigues Dourado
Seguindo a tradição de levar excelência e conhecimento aos alunos e adaptada para pandemia de covid-19, a LAAD, no dia 26 de fevereiro de 2021, entregou sua quarta aula inaugural com a temática de “Direito achado na rua”.
Com diversos palestrantes de altíssimo nível, quais sejam a Doutora Carol Vargas, a Doutora Nuria Cabral, a Doutora Leila Braga e o Doutor Sebastián Granda, a aula inaugural já se inicia com uma questão muito interessante: “O direito achado na rua é o direito dos excluídos, mas quem seriam esses excluídos? Quem os excluiu?”.
Os palestrantes refletiram que quem mais tem a habilidade de destruir e menosprezar sua própria raça que não os humanos, como diria Hobbes “o homem e o lobo do homem”.
Nossa sociedade, principalmente a brasileira, é extremamente desigual. Nela impera a desigualdade de renda, de gênero, de etnia e outras tantas. Tanta desigualdade cria em nossa sociedade diversas classes, que em seus diferentes níveis se mostram tão diferentes, uns muito privilegiados outros marginalizados.
Quando levamos tal desigualdade para o lado do direito percebemos o quão elitista ele é. O direito e a justiça “nunca” estiveram do lado do mais fraco. O direito não foi pensado para atender os mais pobres, mas sim aqueles que retinham o poder e com esse poder determinavam o que é ou não direito, o que é o não legal.
Todo nosso ordenamento jurídico foi criado para favorecer uma classe social marginalizando e levando as demais a viver em dificuldade, embora nossa constituição tenha um rol de deveres não conseguimos colocar em prática tais ações, ações essas que poderiam mudar essa realidade.
O direito na rua surge da premissa de que todo mundo é igual perante a lei, até que venhamos para realidade onde mulheres, negros, LGBTQIA+, pobres não encontram o mesmo tratamento que homens brancos e ricos. Devemos como aplicadores do direito entender que o direito achado na rua é aquele que nós sentimos, ele deve inspirar, deve ser o norte em nossa vida acadêmica e profissional, e que a partir dele comecemos um movimento de mudança para fazer jus aquilo que nos propomos ao entrar nesse curso levar justiça a todos.
Aos participantes, os certificados de ouvintes já foram emitidos e enviados no e-mail cadastrado no ato de inscrição. Os certificados estão disponíveis no site também.
E, se você não pôde acompanhar o evento ao vivo, ele está disponível no YouTube, basta clicar aqui!